Sábado, 1 de Maio de 2010
I Love You Phillip Morris

 

I LOVE YOU PHILLIP MORRIS

Realizador: Glenn Ficarra / John Requa

 

 

Eu não gostei nem deixei de gostar deste filme: baseado numa história verídica, e eu vou apenas comentar alguns aspectos técnicos. Está muito bem feito, muito bem interpretado.

 

Achei que era uma fantasia enorme, uma maluqueira e era um pouco disparatado. Muitas burlas… No estado do Texas, como é que se pode ser assim tão enganado. Achei que era um bocadinho exagerado, mas depois, no final, vem uma descrição que nos demonstra que foi um caso verídico, achei realmente espantoso como é que a inteligência humana consegue dar a volta de maneira a conseguir enganar toda a gente. Neste caso, a única pessoa que eu penso que ele não enganava era a pessoa de quem ele gostava. A personagem principal (Jim Carrey) só era mesmo verdadeiro no que dizia respeito a gostar do outro rapaz. Nisso ele era verdadeiro.

 

Este é um tema um bocado polémico, e não sei se é muito bem abordado no filme. A homossexualidade existe desde sempre, desde que existe o Homem. É uma coisa que devia estar mais gravada nas pessoas e na humanidade do que está. Tem sido um tema muito tabu. Eu sou muito velhote, e posso dizer que, por exemplo, este filme nunca passaria no antigo regime. Seria censurado do princípio ao fim. Eu acho mal, acho que as pessoas têm de aceitar as coisas como elas são.  A homossexualidade ainda é muito mal vista e mal tratada actualmente. Cada um é como é.

 

 

Apesar daquele amor deles no filme, que é bonito, tem cenas de muito mau gosto que me chocaram bastante. Sob esse aspecto, não gostei muito do filme. Tem mesmo coisas boas e coisas más. É incrível a história do filme - e real.

 

Outra coisa polémica é a questão do casamento de homossexuais. Cá também já há. O parlamento já aceitou, mas falta o voto do presidente da república. Eu não quero falar de política, estou aqui para falar de cinema; porém, eu acho que se não acontecer será muito mal feito. Eu até sou religioso, e até acho muito mal que a Igreja não aceite isso. A Igreja tem dado o dito por não dito porque não aceita as coisas na altura própria e tem de dar a mão à palmatória mais tarde, tal como foi na Inquisição. Deve-se respeitar e aceitar aquilo que cada um é. Mesmo na Igreja muitas vezes têm muita tendência a ligar a homossexualidade à pedofilia, e uma coisa nada tem a ver com a outra.

 

Não me compete nem tenho categoria para abordar estes temas...vou voltar ao filme. Achei interessante, é fora do vulgar e originalíssimo.

 

JOÃO MANUEL SERRA - 3 estrelas (0-5)

FILIPE MELO - É um dos filmes mais estranhos que vi nos últimos anos… Vale a pena ver, nem que seja por isso.

TIAGO CARVALHO - 1 estrela (0-3)



publicado por senhordoadeus às 23:19
link do post | comentar | partilhar | ver no SAPO Cinema

2 comentários:
De eval a 1 de Maio de 2010 às 23:56
"homossexuais e lésbicas" pleonasmo ofensivo, não?


De Carlos Filipe Jesus a 5 de Maio de 2010 às 18:53
Sugiro o visionamento de Iron Man 2, muito divertido!


Comentar post

O Senhor do Adeus - Rubrica de Cinema
Todos os Domingos, pelas 20.30, no cinema El Corte Inglês, João Manuel Serra (o famoso "Senhor do Adeus") vai ao cinema com Filipe Melo e com Tiago Carvalho. Este Blog serve para documentar as opiniões e observações de João Serra sobre os filmes e sobre a vida. Os comentários deixados no blog durante a semana serão lidos ao João Serra no Domingo seguinte.
O Senhor do Adeus
críticas recentes

Adeus!

Hail, Caeser!

Trumbo

Quarto

Deadpool

Carol

pesquisar
 
últ. comentários
I have my own business order mysoline (http://www....
Is it convenient to talk at the moment? naprelan 7...
this is be cool 8) generic primidone (http://www.l...
arquivos

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Junho 2011

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

mais comentados
tags

todas as tags

links
blogs SAPO
RSS