Segunda-feira, 17 de Maio de 2010
Robin Hood

Filme: Robin Hood

Realizador: Ridley Scott

 

Muito boa noite aos senhores leitores. Estou muito satisfeito porque hoje recebi o meu primeiro ordenado de toda a minha vida. Com setenta e oito anos e meio, não é? Pode parecer um bocadinho esquisito ou escandaloso, mas é verdade. Nunca tinha estado empregado - embora já tenha falado muito disto, não é algo de que tenha especial orgulho. Vou-me então concentrar no filme.

 

Lamento muito dizer isto, mas vi um Robin dos Bosques na década de quarenta de que gostei muito mais do que deste. Não tinha esta técnica- foi há sessenta e tal anos, eu era ainda um miúdo. Acho que ainda me lembro bem e que me marcou.

 

Esse filme de capa e espada tinha um elenco fantástico - um excelente naipe de actores. Esta versão, mais actual, está muito de acordo com  o que é o cinema de agora - excelente realização e produção. As interpretações deixam algo a desejar à vista dos grandes actores do antigamente… Errol Flynn, Olivia de Havilland, Basil Rathbone… O Claude Raines. Eram fantásticos. Este género não pode viver só das batalhas, exige excelentes interpretações. O Robin dos bosques é um canastrão (Russell Crowe).

 

O rei John… O que eu sei da história deixa-me intrigado. Ou o filme antigo estava errado ou então é este que está. O rei Ricardo foi à Terra Santa nas cruzadas para libertar o túmulo de Cristo, mas regressou a Inglaterra. Enquanto ele foi à Terra Santa quem ficou a reger foi o príncipe João, mas ele não foi eleito rei. Enfim, não sei. Estou muito baralhado e ainda hei-de saber isto ao certo. Quero saber qual tinha razão, se o filme do antigamente se este. Existe um erro grande num dos filmes.

 

Acho que sobre esse aspecto há uma grande falta de respeito pela história, ou num filme ou no outro. O outro era mais rudimentar tecnicamente… é quase tão velho como eu!

 

Era um filme muito bonito. Neste, as batalhas parecem todas muito verdadeiras - no outro era mais irrisório, mais colorido, mas igualmente bem feito para a época, e com interpretações que nem sequer se podem comparar. A encenação deste novo filme (se é que posso dizer isto, como no teatro) é óptima. Não gostei da interpretação e não sei se há rigor histórico. O Robin Hood é uma lenda. Se este está certo, muito bem, parabéns. Se estiver errado, acho horrível.

 

João Manuel Serra (0-5) - 3 estrelas

Filipe Melo - É um belo filme, mas não tem 3º acto. É tipo uma bela refeição sem sobremesa!

Tiago Carvalho (0-3)  - duas estrelas


publicado por senhordoadeus às 02:44
link do post | comentar | partilhar | ver no SAPO Cinema

2 comentários:
De Pedro a 17 de Maio de 2010 às 19:21
Pode, e deve, dizer encenação! É uma pessoa que estudou, e estuda, cinema que lho diz. Parabéns pelas críticas!


De eval a 17 de Maio de 2010 às 22:06
Muitos parabéns pelo primeiro ordenado, em primeiro lugar! E eu acho que é um motivo de orgulho, a maioria das pessoas da sua idade só pensam no ócio! Pelo menos o senhor prova que nunca é tarde para nada! Parabéns a sério!
O filme ainda não vi.


Comentar post

O Senhor do Adeus - Rubrica de Cinema
Todos os Domingos, pelas 20.30, no cinema El Corte Inglês, João Manuel Serra (o famoso "Senhor do Adeus") vai ao cinema com Filipe Melo e com Tiago Carvalho. Este Blog serve para documentar as opiniões e observações de João Serra sobre os filmes e sobre a vida. Os comentários deixados no blog durante a semana serão lidos ao João Serra no Domingo seguinte.
O Senhor do Adeus
críticas recentes

Adeus!

Hail, Caeser!

Trumbo

Quarto

Deadpool

Carol

pesquisar
 
últ. comentários
I have my own business order mysoline (http://www....
Is it convenient to talk at the moment? naprelan 7...
this is be cool 8) generic primidone (http://www.l...
arquivos

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Junho 2011

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

mais comentados
tags

todas as tags

links
blogs SAPO
RSS