Segunda-feira, 16 de Novembro de 2009
2012

 

FILME: 2012

REALIZADOR: Roland Emmerich

 

http://cinema.sapo.pt/filme/2012

  

 


 

 

O que achou do filme?

 

Bem, eu gostei muito do filme mas sou muito ignorante para fazer uma crítica ou um juízo de valor sobre a ficção científica em que se baseia a tragédia do filme, porque não estou a par do que pode acontecer. Não posso estar a criticar o filme nesse aspecto e não sei dizer se eles têm razão ou não.

 

Partindo do princípio de que pudesse haver uma tragédia destas, tenho a dizer que acho que está muito bem retratada tecnicamente; outra coisa 

é o argumento do filme, que não está muito de acordo com o que eu prefiro. O filme tem um "happy end" que não está muito de acordo com a tragédia que se desenrola. Na minha ignorância, acho que tem falhas. Não posso mesmo criticar quem fez este filme e quem deu o seu aval a este projecto, não me sinto capaz.

 

O filme baseia-se na arca de Noé da Bíblia. Aquela família, o protagonista que se salva sempre "in extremis" - é tudo demasiado Hollywoodesco e não se coaduna muito com a premissa do filme. Não sou uma pessoa pessimista e que olhe só para o mal e para as coisas negativas, mas acho que o filme não podia acabar assim. 

 

E então começo a pensar: depois do mundo estar todo em erupção, o que é que acontecia? Bem, na arca de Noé sempre houve aqueles que se salvaram com os bichinhos e nos fizeram estar aqui depois daquela tragédia diluviana que está na Bíblia.

 

No argumento do filme tudo acaba bem, a Terra não tremeu mais, não houve mais explosões e ficou tudo muito bonito. Pronto - tudo a andar para a frente: acho mal.

 

Sobre o fim do Mundo, tenho a dizer que não sou profeta (e Deus me perdoe) e não posso fazer profecias, mas acho que o Mundo não vai acabar assim como eles dizem no filme - não acredito que seja com um meteorito, como foi com os dinossauros aqui há tempos, e que poderia também acabar connosco. Acho que o Homem é que vai acabar com a sua própria humanidade e com a sua própria raça.

 

Acho que o Mundo está cada vez pior, e tal como dizia o Michael Jackson (coitado) o Homem olha pouco para a preservação do Mundo e tudo tende a piorar. Já ouvi dizer que qualquer dia, que não será amanhã, a água será escassa e que os recursos materias se esgotarão. Assim se caminha para o fim. Acho que a Terra não acabará com as erupções, mas com a falta de matéria para o Homem se alimentar sobreviver. Ainda por cima com o buraco do Ozono e a poluição... O Homem está de facto a acabar consigo mesmo, não serão precisos meteoritos.

 

Em todos os dias há um bocadinho de 2012 no nosso planeta. Todos os dias há crimes contra a natureza e há maldade dos homens. Isto tudo contribui para o fim do nosso planeta. Isto é o que eu penso, e lamento imenso - eu gosto imenso do nosso planeta: amo as árvores, a vegetação, os jardins, as flores, os passarinhos. Tenho muita pena que seja tão maltratado.

 

CLASSIFICAÇÕES
 JOÃO MANUEL SERRA (0 a 5) - 5 estrelas
 

FILIPE MELO -  Roland Emmerich é um génio do mal! Adoro! Dario Argento a fazer de líder Italiano. Yes!
 

TIAGO CARVALHO (0 a 3) -  1 estrela



publicado por senhordoadeus às 01:37
link do post | comentar | partilhar | ver no SAPO Cinema

O Senhor do Adeus - Rubrica de Cinema
Todos os Domingos, pelas 20.30, no cinema El Corte Inglês, João Manuel Serra (o famoso "Senhor do Adeus") vai ao cinema com Filipe Melo e com Tiago Carvalho. Este Blog serve para documentar as opiniões e observações de João Serra sobre os filmes e sobre a vida. Os comentários deixados no blog durante a semana serão lidos ao João Serra no Domingo seguinte.
O Senhor do Adeus
críticas recentes

Adeus!

Hail, Caeser!

Trumbo

Quarto

Deadpool

Carol

pesquisar
 
últ. comentários
I have my own business order mysoline (http://www....
Is it convenient to talk at the moment? naprelan 7...
this is be cool 8) generic primidone (http://www.l...
arquivos

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Junho 2011

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

mais comentados
tags

todas as tags

links
blogs SAPO
RSS