O Senhor do Adeus - Rubrica de Cinema

Todos os Domingos, pelas 20.30, no cinema Monumental, João Manuel Serra (o famoso "Senhor do Adeus") vai ao cinema com Filipe Melo e com Tiago Carvalho. Este Blog serve para documentar as opiniões e observações de João Serra sobre os filmes.
Quinta-feira, 25 de Março de 2010

Visto do Céu

Poster de «Visto do Céu»

 

FILME: Visto do Céu

REALIZAÇÃO: Peter Jackson

 

Achei o filme muito bem feito. Não sou daquele género de pessoas que vai só ao cinema para passar um bocado e divertir-se. Eu vivo o filme que vejo.

 

Este filme é sobre um tema que infelizmente existe. Acho que antigamente não havia tantos crimes como este, tão bárbaros. Matarem crianças... se havia, não se sabia. Com a divulgação da televisão e da rádio e também do cinema, as pessoas estão mais a par do que se passa no mundo. As pessoas agora sabem de todos os crimes e coisas más que existem pelo mundo fora. O noticiários são um horror.

 

Há uma coisa que me choca imenso, e que nem percebo, como o cérebro humano é tão estranho. Como é que há pessoas, como o deste filme, que matam tantas crianças. Eu não consigo admitir isso. Não sei nem percebo porquê. O cérebro humano é uma coisa para desvendar. Já ouvi dizer que só 20% do cérebro humano está a funcionar. Acho que por um lado também é bom, porque quando estiver a funcionar a 100% deve ser uma coisa... ou então vão ser naves, descobrir outros mundos, ou um progresso fantástico.

 

Para mim, que nasci em 1930 e que sou de um tempo em que não havia frigorífico, (lembro-me que na casa da minha avó e dos meus pais a cozinheira tinha de fazer comida todos os dias ou que só havia rádio às segundas e quintas) este já é um mundo completamente diferente daquele em que vivemos agora. Parece que estou noutro mundo!!! O progresso faz-me um espanto enorme. Tudo isto a propósito de agora se conhecerem os crimes todos que acontecem pelo mundo fora. Ainda no outro dia ouvi no rádio, que uma mãe asfixiou as seis crianças que teve ... Isto é uma coisa louca. Fico doido quando penso nestes crimes e o que vai na alma humana, ou no que o cérebro humano pode fazer para o bom e para o mal.

 

Quanto ao filme e quanto aos assassínios que existem na verdade, chocou-me e incomodou-me muito, e fiquei realmente mal disposto. Se não fosse para fazer a rubrica acho que tinha abandonado a sala. acho que isto é talvez um elogio ao filme, por estar tão bem feito. A realização estava fantástica, aliás nestes tempos é raro que um filme normal não esteja bem realizado.

 

Uma coisa a propósito deste filme que queria comentar, e que antigamente, quando os filmes eram a preto e branco, para se distinguirem bem as legendas, elas tinha um rectângulo com um fundo preto. Eu por acaso ainda me lembro do inglês, mas há pessoas que não sabem, e no caso deste filme havia legendas que passavam no branco.

 

Falaram do Laurence Olivier, que eu por acaso vi em Londres no teatro, e chamaram-lhe Lourenço Olivers... Há sempre muitas gafes..

 

Voltando de novo ao filme, sob o ponto de vista de suspense é formidável. As perseguições do tarado e a fuga da miúda são realmente emocionantes. Sobre o tema das pessoas morrerem e  de haver outro mundo, eu confesso que sou religioso e acredito que depois desta balbúrdia toda na terra, há um outro mundo melhor, em que não há matéria, mas há espírito. Mas isto é uma coisa que ninguém sabe, nem eu nem ninguém. Ou seja, tudo o que se passa no filme é pura especulação. Como é pura especulação, às vezes está bem conseguido, mas a maior parte das vezes não gostei. Achei um bocadinho fantasioso de mais. Aquele mundo onde a miúda estava era um bocadinho especulativo de mais. Acho que não será assim.

 

 

 

João Manuel Serra - 4 estrelas de 0 a 5

Filipe Melo - Ok. Tem coisas boas, e é feito pelo GRANDE Peter Jackson: mas tem momentos de azeiteirada de que eu não gostei muito...

Tiago Carvalho - 2 estrelas de 0 a 3

publicado por senhordoadeus às 19:03
link | favorito
Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O Senhor do Adeus

pesquisar

 

Março 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
15
16
17
18
19

20
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


posts recentes

Adeus!

Hail, Caeser!

Trumbo

Quarto

Deadpool

Carol

Spotlight

Anomalisa

The Big Short

Joy

arquivos

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Junho 2011

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

tags

todas as tags

links

blogs SAPO
RSS