O Senhor do Adeus - Rubrica de Cinema

Todos os Domingos, pelas 20.30, no cinema Monumental, João Manuel Serra (o famoso "Senhor do Adeus") vai ao cinema com Filipe Melo e com Tiago Carvalho. Este Blog serve para documentar as opiniões e observações de João Serra sobre os filmes.
Terça-feira, 27 de Julho de 2010

Inception

Imagem

 

Filme: Inception
Realizador: Christopher Nolan

 

 

 

Muito boa noite, meus caros amigos e leitores.

 

Eu ainda estou meio a sair de um "sonho" - este filme é, de facto, um sonho do ponto de vista cinematográfico - está muitíssimo bem feito, mas foca um tema que eu abordei quando era novo, no sétimo ano do liceu, em Filosofia, que são os sonhos e o subconsciente. É uma coisa em que eu tenho pensado desde então, mas que me intriga muito.

 

Segundo dizem os sábios, usamos apenas 20% da nossa capacidade cerebral. Eu acho isso fantástico, e imagino o que acontecerá se o Homem conseguir um dia usar 80% da sua capacidade. Não imagino onde isto irá parar - será um paraíso tecnológico ou então o Homem vai acabar por se destruir com essa sede de progresso. A tecnologia é importantíssima para o nosso bem estar - os aviões, os telemóveis, o cinema e a televisão - em relação à minha meninice (há 70 anos), existe uma diferença considerável. A minha família era abastada, mas não tínhamos frigorífico em casa. A empregada cozinhava todos os dias e depois deitava-se fora ou dava-se aos pobres. Não se guardava a comida de um dia para o outro porque não havia frigoríficos. Desde então a evolução tem sido fantástica, por isso não me surpreende toda a parte técnica do filme. Já estamos habituados a ver efeitos especiais muito bons, porque a própria técnica evoluiu muito.

 

No entanto, o filme aborda a questão de uma forma um bocadinho pretensiosa, porque fala da mente humana. O argumento tenta interpretar os sonhos e aquilo que nós sonhamos. Os sonhos sempre me fizeram confusão. Nunca percebi bem o que se passa durante os sonhos - o cérebro está a descansar ou a criar? Como é que temos tanta noção das coisas durante o sono? Sou muito burro para estar a comentar e estar a criticar aquilo que o filme nos pode estar a dizer sobre os sonhos, porque até pode ter razão em muitas coisas que até agora não se provaram, ou coisas que eu pura e simplesmente não sei. Não percebo o suficiente de sonhos para fazer uma crítica inteligente sobre o tema.

A cabeça do Homem é realmente fantástica e existirá sempre um mistério muito grande sobre isto. Daqui a uns tempos, quando eu infelizmente já não estiver aqui, o Homem conseguirá aproveitar os tais 100% da sua capacidade mental e isto significa que a vida será um paraíso ou um inferno.

 

É um filme muito bem interpretado, muito bem realizado - está mesmo muito bem feito. Há outra coisa. Achei que tem tiros e lutas a mais, é muito violento. Ultimamente os filmes têm sido muito violentos. Neste caso achei que o filme tenta agradar um pouco a gregos e a troianos, porque tem todo um conceito intelectual mas depois tem muita pancadaria. Uma no cravo, outra na ferradura! Tiroteios, raptos, etc.

É um filme para todos os paladares.

 

Nunca sei quantas estrelas dar, porque peço ao Filipe para descriminar os aspectos do filme - argumento, efeitos, etc. - o filme pode ter uma realização e interpretação incríveis, que é o caso, mas pode haver aspectos que eu não gosto tanto. Mas como tenho de classificar o todo, dou quatro estrelas.

 

Desculpem a minha crítica, mas ainda estou envolto no clima do filme.

 

 

João Manuel Serra- (0-5) - 4 estrelas

Filipe Melo - É muito bom, mas toda a gente disse tão bem que quando fui ver estava à espera que fosse ainda melhor!

Tiago Carvalho - (0-3) - Férias

 

publicado por senhordoadeus às 11:05
link | favorito
De David Paulo Martins Gonçalves a 29 de Julho de 2010 às 01:20
Boa noite

Chamo-me David Gonçalves, tenho 20 anos e sou estudante de Multimédia na Escola Superior de Design (IADE).

Estou a entrar em contacto por via do blog ‘Senhor do Adeus – João Manuel Serra’ para realizar uma abordagem quanto a um projecto fotográfico que eu teria todo o interesse em desenvolver com a vossa parceria: neste momento, estou a desenvolver um projecto para concorrer ao Novo Talento Fnac Fotografia 2010. Esse concurso, tem como premissas a liberdade artística e a promoção da diversidade cultural, à margem das correntes, desprendida de estilos e de modas.

Nesse mesmo projecto, pretendo dar a conhecer uma figura ‘mítica’ da cidade de Lisboa, figura que desperta interesse e carinho pelas habitantes da cidade; obviamente que me refiro ao “O Senhor do Adeus”, conhecido por João Manuel Serra. Este trabalho teria como objectivo dar a conhecer ao público em geral a vida de um homem que para alguns é um enorme mistério e que tem a particulariedade de cumprimentar e/ou acenar a todos aqueles que se cruzam com o próprio, sendo eles maioritariamente desconhecidos. Na minha opinião, e através de um registo fotográfico, acho que existe um enorme potêncial a ser transmitido para as pessoas (que poderão a visualizar o trabalho final) porque pretende-se mostrar o lado mais pessoal e íntimo (quer a nível de história de uma vida, de ideias concebidas pelo próprio ou até mesmo relatos de experiências próprias) de uma figura tão acarinhada pelos lisboetas e ao mesmo tempo tão interessante e curiosa.

No caso de interessar, deixo os meus contactos bem como referências a trabalhos fotográficos:

dpmgoncalves@gmail

deviantART: davidgoncalves.deviantart.com/
Flickr: flickr.com/david-goncalves
Facebook: facebook.com/davidgoncalves
Blogger: our-world-through-my-eyes.blogspot.com
Olhares Fotografia Online: olhares.com/davidgoncalves

Obrigado pela atenção

David Gonçalves


Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O Senhor do Adeus

pesquisar

 

Março 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
15
16
17
18
19

20
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


posts recentes

Adeus!

Hail, Caeser!

Trumbo

Quarto

Deadpool

Carol

Spotlight

Anomalisa

The Big Short

Joy

arquivos

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Junho 2011

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

tags

todas as tags

links

blogs SAPO
RSS